Brasil sem distância
Biopsicossocial e Inserção em Ambientes Coletivos em TEA
Biopsicossocial e Inserção em Ambientes Coletivos em TEA
R$ 99,90
4x de R$ 27,98
Matriz curricular
Capítulo 1: O autista e o convívio social.
1.1 Convívio Social: cenário de conexão e enfrentamento dos desafios do espectro autista.
1.2 Rompendo paradigmas na preparação, integração e convivência social.
1.3 Panorama Estratégico do processo de inclusão.
Capítulo 2: Ambientes sociais e o convívio humano.
2.1 A importância do convívio social e o fortalecimento das relações humanas.
2.2 O processo de socialização: percurso e valores em foco.
2.3 A Rede Colaborativa entre a interação social, o aprendizado e estereotipias.
Capítulo 3: Carteirinha de Identificação Lei Romeo Mion.
3.1 Lei Romeo Mion: Os benefícios da Lei em processo (o que é e como tirar a carteira?).
3.2 A iniciativa de Identificação de pessoas com TEA e a prática no cotidiano.
3.3 Construtos do cotidiano funcional, saudável versus inclusão.
Capítulo 4: Atenção Biopsicossocial.
4.1 Atenção Biopsicossocial e o TEA: pontos em comum.
4.2 As inferências da visão/relação biopsicossocial e o TEA.
4.3 Atravessamentos do TEA: Complexidades, integridades e impactos no percurso social, familiar e pessoal.
Capítulo 5: Romantização do TEA.
5.1 A conscientização do TEA a partir de novos olhares.
5.2 Avaliação Individual e as várias faces do transtorno.
5.3 Da romantização á conscientização: Tempos de (re) conhecer o outro lado da história viabilizando a efetivação dos direitos.
Apresentação
Construa percursos de participação real para pessoas no espectro, articulando escola, serviços e família. A abordagem parte do mapeamento estratégico da inclusão, dos ambientes sociais e da rede colaborativa, incorpora o uso da Carteirinha de Identificação (Lei Romeo Mion) e integra princípios de atenção biopsicossocial para planejar apoios, reduzir barreiras e qualificar interações. Discute críticas à romantização do TEA e propõe critérios para decisões responsáveis no cotidiano institucional. Ao final, o profissional domina ferramentas para desenhar rotinas, protocolos e fluxos intersetoriais, negociar ajustes razoáveis e monitorar indicadores de convivência, aprendizagem e autonomia—sempre com foco em direitos, segurança e qualidade de vida em contextos coletivos.
Objetivo e público
Proporcionar ao participante uma experiência de aprendizagem dinâmica e atualizada, desenvolvendo conhecimentos práticos e teóricos que ampliem suas competências profissionais e pessoais. O curso é voltado para quem busca aperfeiçoar habilidades, atualizar-se com as tendências do mercado e conquistar novas oportunidades, fortalecendo seu diferencial competitivo e impulsionando o crescimento na carreira.
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