Brasil sem distância
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem sob a Perspectiva Comportamental
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem sob a Perspectiva Comportamental
R$ 99,90
4x de R$ 27,98
Matriz curricular
Capítulo 1 – Bases Conceituais: Comportamento e Desenvolvimento Humano
1.1 O repertório comportamental como eixo central da análise do desenvolvimento
1.2 Os três níveis de seleção por consequências: filogênese, ontogênese e cultura
1.3 Maturação biológica × Aprendizagem: distinções fundamentais
Capítulo 2 – Construção de Repertórios na Primeira Infância
2.1 Alicerces do desenvolvimento: contato visual, atenção conjunta e imitação
2.2 Controle de estímulos e formação de classes de estímulos na infância
2.3 Estratégias para o desenvolvimento da linguagem inicial
2.4 Aprendizagem social: modelagem, observação e o surgimento da autorregulação
Capítulo 3 – Aprendizagem Escolar e o Desenvolvimento de Habilidades Acadêmicas
3.1 Motivação, operações estabelecedoras e métodos baseados em ABA
3.2 Engenharia comportamental: ambiente de ensino e contingências de reforço
3.3 Generalização e manutenção de competências acadêmicas
3.4 Avaliação de desempenho e identificação de obstáculos à aprendizagem
Capítulo 4 – Desenvolvimento Atípico: Análise e Intervenção
4.1 Padrões comportamentais no TEA, TDAH e Deficiência Intelectual
4.2 Diagnóstico funcional: identificando déficits em repertórios-chave
4.3 Análise de comportamentos-problema: influência de contingências ambientais
Capítulo 5 – A Construção do Mundo Social e Ético
5.1 Habilidades sociais na prática: empatia, cooperação e gestão de conflitos
5.2 Autoimagem e autoconceito sob a ótica comportamental
5.3 A gênese do comportamento ético: moralidade como produto de contingências
Apresentação
Aprofunda os fundamentos que conectam desenvolvimento humano, funções neurocognitivas e desempenho acadêmico, oferecendo repertório para planejar intervenções que potencializam atenção, memória, linguagem e funções executivas. Com base na integração entre neurociência, psicologia e pedagogia, orienta a leitura de marcos neurobiológicos e o mapeamento de indicadores de aprendizagem para atuação clínica e escolar. Propõe estratégias de estimulação e avaliação que sustentam planos personalizados, elaboração de prognóstico e acompanhamento, fortalecendo a prática baseada em evidências na mediação de dificuldades de aprendizagem e no enriquecimento de talentos. Ideal para quem precisa traduzir achados neuropsicopedagógicos em resultados mensuráveis no contexto educacional e institucional, com ética, instrumentos adequados e foco em resultados.
Objetivo e público
Proporcionar ao participante uma experiência de aprendizagem dinâmica e atualizada, desenvolvendo conhecimentos práticos e teóricos que ampliem suas competências profissionais e pessoais. O curso é voltado para quem busca aperfeiçoar habilidades, atualizar-se com as tendências do mercado e conquistar novas oportunidades, fortalecendo seu diferencial competitivo e impulsionando o crescimento na carreira.
Procurando cursos online de extensão e pós-graduação? Conheça o Brasil Sem Distância, portal da Faculdade NOVOESTE em Campo Grande – MS, referência em Educação a Distância reconhecida pelo MEC. O Brasil Sem Distância oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Pós-graduação Lato Sensu 100% online, válidos em todo o Brasil. São mais de 500 cursos de Extensão em áreas como Educação, Direito, Saúde, Gestão, Tecnologia, Psicologia e muito mais. Também são mais de 150 opções de Pós-graduação Lato Sensu em diversas áreas do conhecimento. O Brasil Sem Distância da Faculdade NOVOESTE é a escolha certa para quem busca qualidade, flexibilidade e reconhecimento na educação a distância em todo o Brasil.


