Brasil sem distância

Habilidades Cognitivas e a Teoria das Inteligências Múltiplas

Habilidades Cognitivas e a Teoria das Inteligências Múltiplas

Habilidades Cognitivas e a Teoria das Inteligências Múltiplas

R$ 109,90 4x de R$ 27,98

Matriz curricular

Teoria das Inteligências Múltiplas:

Capítulo 1 CAPITAL HUMANO: O VALOR DA INTELIGÊNCIA.

1.1 Conceito de Inteligência Nacional e Internacional

1.2 A importância das habilidades cognitivas para o bem estar social

1.3 Competências Cognitivas na Escola

Capítulo 2 TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS.

2.1 Tipos de Múltiplas Inteligências

2.2 Múltiplas Inteligências na formação do Estudante

2.3 O papel da Teoria das Múltiplas Inteligências no desenvolvimento de estratégias didáticas

Capítulo 3 IDENTIFICAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE ALUNOS COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO.

3.1 Fatores que devem ser observados em alunos com Altas Habilidades/Superdotação

3.2 Identificação e Encaminhamento para o aluno com Altas Habilidades/Superdotação

Capítulo 4 TESTES DE INTELIGÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA.

4.1 Tipos de Testes de Inteligência

4.2 Uso dos Testes de Inteligência e a importância da contextualização no processo de identificação

Capítulo 5 A CRIANÇA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA ESCOLA: PROPOSTAS DE INCLUSÃO.

5.1 Alunos com Altas Habilidades e as dificuldades de aprendizagem

5.2 Sala de Recursos Multifuncional em complementação à educação regular

5.3 Habilidades inerentes ao professor na condução de práticas inclusivas Habilidades Cognitivas e Aprendizagem:

Capítulo 1: Conceitos e Objetivos das Habilidades Cognitivas e Aprendizagem.

1.1 Definição e Conceituação de Habilidades Cognitivas e Neurocognitivas

1.2 Principais Objetivos e Aplicabilidades das Habilidades Cognitivas no Processo de Aprendizado

1.3 Dialéticas Atuais Entre os Principais Pesquisadores das Habilidades Cognitivas

Capítulo 2: Funções Executivas.

2.1 Memória Operacional e suas Funções

2.2 Controle Inibitório e as Relações Humanas

2.3 Flexibilidade Cognitiva e a Resolução de Problemas

Capítulo 3: Quais são as Principais Habilidades Cognitivas.

3.1 Aprendizado, Memória e Atenção

3.2 Linguagem Oral (Expressão e Compreensão) e Linguagem (Leitura e Escrita)

3.3 Percepção, Visuoconstrução e Autorregulação

Capítulo 4: O Desenvolvimento Humano e as Habilidades Cognitivas.

4.1 Os Marcos Neurobiológicos do Desenvolvimento Humano e o Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas

4.2 Como Promover o Desenvolvimento das Principais Habilidades Cognitivas

4.3 Papel da Família e Escola nas Estratégias de Estimulação ao Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas

Capítulo 5: Aplicabilidades da Metacognição.

5.1 Principais Estratégias Metacognitivas – Nas Interações Humanas

5.2 A Metacognição e suas Contribuições na Prática Docente

5.3 Sugestões de Aplicabilidade da Metacognição diante as Dificuldades no Aprendizado

Apresentação

Traduz a teoria das inteligências múltiplas para práticas de avaliação e intervenção educacional e corporativa. Discute tipos de inteligência, identificação de perfis e aplicação em estratégias didáticas e de desenvolvimento humano. Conecta competências cognitivas ao desempenho, propondo ambientes de aprendizagem que valorizam diversidade de talentos e criam trilhas personalizadas. Auxilia na leitura de indicadores, na construção de planos e na mediação pedagógica que amplia engajamento e resultados.

Objetivo e público

Proporcionar ao participante uma experiência de aprendizagem dinâmica e atualizada, desenvolvendo conhecimentos práticos e teóricos que ampliem suas competências profissionais e pessoais. O curso é voltado para quem busca aperfeiçoar habilidades, atualizar-se com as tendências do mercado e conquistar novas oportunidades, fortalecendo seu diferencial competitivo e impulsionando o crescimento na carreira.

4x de R$ 27,98

  • InícioImediato
  • ModalidadeOn-line
  • Carga horária60 horas
  • Duração Mínima10 dias
  • Duração Máxima30 dias

Procurando cursos online de extensão e pós-graduação? Conheça o Brasil Sem Distância, portal da Faculdade NOVOESTE em Campo Grande – MS, referência em Educação a Distância reconhecida pelo MEC. O Brasil Sem Distância oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Pós-graduação Lato Sensu 100% online, válidos em todo o Brasil. São mais de 500 cursos de Extensão em áreas como Educação, Direito, Saúde, Gestão, Tecnologia, Psicologia e muito mais. Também são mais de 150 opções de Pós-graduação Lato Sensu em diversas áreas do conhecimento. O Brasil Sem Distância da Faculdade NOVOESTE é a escolha certa para quem busca qualidade, flexibilidade e reconhecimento na educação a distância em todo o Brasil.