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Transtorno do Espectro Autista e Aprendizagem – Identificação e Intervenção
Transtorno do Espectro Autista e Aprendizagem – Identificação e Intervenção
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Matriz curricular
Procedimentos de Intervenção e Gestão de Comportamentos
1 – Integração Sensorial e Psicomotricidade no TEA.
1.1 Integração Sensorial e o Ensino de crianças com TEA.
1.2 Psicomotricidade na Intervenção de crianças e adolescentes com TEA.
2 – Avaliação Comportamental e Programas de Ensino e Intervenção.
2.1 Avaliação Comportamental: direta e indireta.
2.2 Delineamento dos Planos de Ensino e Intervenção.
3 – Protocolos de Ensino de Habilidades Básicas.
3.1 Nível I do Protocolo VB-Mapp (Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program).
3.2 Nível II e III do Protocolo VB-Mapp (Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program).
4 – Barreiras de Aprendizagem.
4.1 Barreiras de Aprendizagem de Crianças com TEA.
4.2 Planejamento das Intervenções: objetivos de curto, médio e longo prazo.
5 –Análise Funcional de Comportamentos.
5.1 Protocolo ABC.
5.2 Manejo Comportamental e de Contingencias. Processos Avaliativos e Protocolos de Diagnóstico em TEA
1- Diagnóstico No Século Xxi: Evolução Das Caracterizações.
1.1- A evolução dos Conceitos e Caracterização do TEA.
1.2- Diagnóstico Nosológico x Diagnóstico Comportamental.
1.3- Critério diagnóstico para o transtorno do neurodesenvolvimento (DSM-IV).
1.4- CID 10 e CID 11: a unificação do diagnóstico.
2- Processo Diagnóstico.
2.1- Identificação dos sintomas de risco.
2.2- Componentes para avaliação diagnóstica.
2.3- Instrumentos auxiliares no diagnóstico.
3- Usualidade De Protocolos: Quem Aplica?
3.1- Testes Restritos e Não Restritos.
3.2- Equipe Multidisciplinar na área da Saúde.
3.3- Equipe Multidisciplinar na área da Educação.
4- Principais Instrumentos Nacionais De Avaliação Multidisciplinar.
4.1- Sistema de Avaliação Do Transtorno do Espectro Autista –PROTEA-R.
4.2- Manual de Avaliação Motora.
4.3- Protocolo de Observação Comportamental – PROC.
5- Principais Instrumentos Internacionais Traduzidos De Avaliação Multidisciplinar.
5.1- Triagem para o Desenvolvimento Denver II.
5.2- Inventário Portage Operacionalizado (POPOP-TT22).
5.3- VB-MAPP – Marcos do Comportamento Verbal Programa de Avaliação e Programa de Nivelamento em Intervenções do Método ABA.
5.4- Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT).
Apresentação
Integra avaliação e manejo educacional e clínico do TEA: protocolos diagnósticos, instrumentos de triagem, análise funcional, VB-MAPP, comunicação alternativa, repertório verbal e mediação escola–família. Traduz diretrizes em planos individualizados, alinhados à inclusão e à aprendizagem significativa, com objetivos mensuráveis de curto, médio e longo prazo. Indica rotinas, reforçadores e práticas colaborativas para ganhos acadêmicos e sociais.
Objetivo e público
Proporcionar ao participante uma experiência de aprendizagem dinâmica e atualizada, desenvolvendo conhecimentos práticos e teóricos que ampliem suas competências profissionais e pessoais. O curso é voltado para quem busca aperfeiçoar habilidades, atualizar-se com as tendências do mercado e conquistar novas oportunidades, fortalecendo seu diferencial competitivo e impulsionando o crescimento na carreira.
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