Brasil sem distância

Avaliação Psicológica Escolar

Avaliação Psicológica Escolar

Avaliação Psicológica Escolar

18x de R$ 310,00 18x de R$ 217,00

Matriz curricular

Neurociência aplicado a Motricidade e Desenvolvimento Humano
Capítulo 1: Conhecimentos Básicos sobre Neurociência.
Capítulo 2: Desvendando a Motricidade.
Capítulo 3: Formação do Conhecimento.
Capítulo 4: Aplicação das neurociências junto ao desenvolvimento intelectual.
Capitulo 5: Conhecendo o outro lado.

Anatomia Humana e implicações na aprendizagem
Capítulo 1: Bases da Neuroanatomia e da Neuroquímica relacionadas ao processo de aprendizagem.
Capítulo 2: Funcionamento dos Sentidos biológicos versus Percepção e Aprendizagem.
Capítulo 3: Neurociência.
Capítulo 4: Fatores que interferem na aprendizagem.
Capítulo 5: Aprendizagem frente aos transtornos.

Neuropsicologia e TEA Desenvolvimento motor e sensorial no TEA
Capítulo 1: Aspectos motores em TEA.
Capítulo 2: Habilidades Motoras em TEA.
Capítulo 3: Ludicidade e atividades recreativas.
Capítulo 4: Exercícios Físicos Para Autistas.
Capítulo 5: Escala De Desenvolvimento Motor em TEA.

Procedimentos de Intervenção na Linguagem e Comunicação em TEA
Capítulo 1: Conceitos e aspectos da intervenção na linguagem e comunicação em TEA.
Capítulo 2: Equivalência de estímulos na análise do comportamento.
Capítulo 3: Matching-to-sample no ensino de relações condicionais.
Capítulo 4: Comunicação ampliada alternativa.
Capítulo 5: Comportamento verbal e desenvolvimento social.

Fundamentos Filosóficos da Análise do Comportamento
Capítulo 1: O fazer humano e o comportamento individual.
Capítulo 2: Behavorismo Radical.
Capítulo 3: Monismo.
Capítulo 4: Seleção por consequência.
Capítulo 5: Determinismo Probabilístico.

Princípios da avaliação psicológica
Capítulo 1: Introdução à Avaliação Psicológica.
Capítulo 2: Fundamentos da Avaliação Psicológica.
Capítulo 3: Instrumentos de Avaliação Psicológica.
Capítulo 4: Processo de Avaliação Psicológica.
Capítulo 5: Aplicações e Limitações da Avaliação Psicológica.

Princípios do Psicodiagnóstico
Capítulo 1: Introdução ao Psicodiagnóstico.
Capítulo 2: Ferramentas do Psicodiagnóstico.
Capítulo 3: Tipos de Entrevistas Psicodiagnósticas.
Capítulo 4: O processo psicodiagnóstico.
Capítulo 5: Técnicas psicológicas no psicodiagnóstico.

Avaliação Psicológica infantil e do adolescente
Capítulo 1: O que é Infância e Juventude?
Capítulo 2: Desenvolvimento Humano de crianças e adolescentes.
Capítulo 3: Noções de Avaliação Psicológica.
Capítulo 4: Avaliação Psicológica da Criança.
Capítulo 5: Avaliação Psicológica do Adolescente.

Atestados, Laudos e Pareceres
Capítulo 1: Introdução ao Processo de Avaliação Psicológica.
Capítulo 2: Estrutura e regras para a produção de Documentos Psicológicos.
Capítulo 3: Questões práticas do processo de Avaliação Psicológica.
Capítulo 4: Devolutivas e guarda de documentos.
Capítulo 5: Como produzir um bom documento derivado do atendimento psicológico?

Habilidades Cognitivas e Aprendizagem
Capítulo 1: Conceitos e Objetivos das Habilidades Cognitivas e Aprendizagem.
Capítulo 2: Funções Executivas.
Capítulo 3: Quais são as Principais Habilidades Cognitivas.
Capítulo 4: O Desenvolvimento Humano e as Habilidades Cognitivas.
Capítulo 5: Aplicabilidades da Metacognição.

Memória, Aprendizagem e Envelhecimento
Capítulo 1: Introdução aos Aspectos Fisiológicos da Memória.
Capítulo 2: Relacionando Memória e Aprendizagem.
Capítulo 3: Tipos de Memória.
Capítulo 4: Envelhecimento Cognitivo.
Capítulo 5: Envelhecimento Cognitivo Patológico.

Relações familiares e aprendizagem
Capítulo 1: Família: visão histórica e social contextualizada.
Capítulo 2: A Comunicação no Contexto Relacional familiar.
Capítulo 3: A Família e a relação com escola.
Capítulo 4: Problemas de Aprendizagem e suas relações familiares.
Capítulo 5: A família, a escola: intervenção psicopedagógica e encaminhamentos.

Projetos e Práticas em Psicologia Socioeducacional
Capítulo 1: Interfaces entre Psicologia Educacional e Social.
Capítulo 2: Psicologia e Processos Educativos.
Capítulo 3: A Psicologia Social.
Capítulo 4: Psicologia Social e objetos de estudo.
Capítulo 5: Os Programas Socioeducacionais.

Apresentação

Fazer uma pós-graduação em Avaliação Psicológica Escolar é fundamental para psicólogos que desejam atuar com competência e responsabilidade no ambiente educacional. Essa especialização aprofunda os conhecimentos sobre os instrumentos, técnicas e procedimentos necessários para realizar avaliações que identifiquem dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais, comportamentais e questões relacionadas ao desenvolvimento cognitivo e socioafetivo dos estudantes. A formação permite que o psicólogo compreenda o contexto escolar de forma ampliada, considerando não apenas o indivíduo, mas também os fatores pedagógicos, familiares e sociais que influenciam o processo educativo.

Além disso, a pós-graduação prepara o profissional para colaborar com professores, gestores e famílias na elaboração de estratégias de intervenção e inclusão, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e eficaz para todos os alunos. A especialização também amplia as oportunidades de atuação em escolas públicas e privadas, clínicas, equipes multidisciplinares e programas de orientação educacional, consolidando o psicólogo como um agente essencial na promoção da saúde mental e no fortalecimento dos processos de ensino e aprendizagem.

Objetivo e público

OBJETIVO GERAL

Capacitar o profissional de Psicologia para realizar avaliações psicológicas no contexto escolar, com ênfase no desenvolvimento humano, nas habilidades cognitivas e emocionais dos estudantes, integrando fundamentos teóricos, neurocientíficos e práticos, com foco na promoção de estratégias educacionais eficazes e inclusivas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender a relação entre estruturas neurobiológicas, motricidade e desenvolvimento humano, identificando como esses fatores influenciam o processo de aprendizagem em diferentes fases da vida.

- Analisar os fundamentos da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico, com foco na infância e adolescência, para aplicação de instrumentos adequados à realidade escolar e às demandas pedagógicas.

- Investigar os impactos dos transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), na aprendizagem e no comportamento escolar, a partir de uma perspectiva neuropsicológica e comportamental.

- Elaborar e interpretar documentos técnicos como laudos, pareceres e atestados psicológicos, conforme os princípios éticos e legais da prática profissional em contexto educacional.

- Desenvolver projetos e práticas em Psicologia Sócioeducacional, considerando as relações familiares, os aspectos cognitivos e o envelhecimento, como elementos essenciais para intervenções e estratégias de apoio psicopedagógico nas instituições escolares.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados em Psicologia.

18x de R$ 217,00

  • InícioImediato
  • ModalidadeOn-line
  • Carga horária500 horas
  • Duração Mínima6 meses
  • Duração Máxima12 meses

Procurando cursos online de extensão e pós-graduação? Conheça o Brasil Sem Distância, portal da Faculdade NOVOESTE em Campo Grande – MS, referência em Educação a Distância reconhecida pelo MEC. O Brasil Sem Distância oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Pós-graduação Lato Sensu 100% online, válidos em todo o Brasil. São mais de 500 cursos de Extensão em áreas como Educação, Direito, Saúde, Gestão, Tecnologia, Psicologia e muito mais. Também são mais de 150 opções de Pós-graduação Lato Sensu em diversas áreas do conhecimento. O Brasil Sem Distância da Faculdade NOVOESTE é a escolha certa para quem busca qualidade, flexibilidade e reconhecimento na educação a distância em todo o Brasil.