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Educação Especial e Tdah - Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade
Educação Especial e Tdah - Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade
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Matriz curricular
Relações Sociais, Escola e Família
- A relação entre o Professor, Aluno e o Conhecimento.
Capítulo 1: O Papel Do Professor E As Novas Configurações Do Projeto Educativo - Modelos De Ensino.
Capítulo 2: O Significado Da Ação Educativa Ao Longo Da Trajetória Escolar – Os Desafios Do Professor Em Face Da Complexidade Da Vida Escolar.
Capítulo 3: Práticas Pedagógicas E A Relação Professor-Aluno.
Capítulo 4: Aspectos Condicionantes Da Aprendizagem E Do Comportamento Do Aluno Na Escola.
Capítulo 5: Como Construir Uma Escola Inclusiva E De Um Ensino De Qualidade.
- Relações familiares e aprendizagem
Capítulo 1: Família: visão histórica e social contextualizada.
Capítulo 2: A Comunicação no Contexto Relacional familiar.
Capítulo 3: A Família e a relação com escola.
Capítulo 4: Problemas de Aprendizagem e suas relações familiares.
Capítulo 5: A família, a escola: intervenção psicopedagógica e encaminhamentos.
Habilidades Cognitivas e a Teoria das Inteligências Múltiplas
- Teoria das Inteligências Múltiplas
Capítulo 1: Capital humano: o valor da inteligência.
Capítulo 2: Teoria das múltiplas inteligências.
Capítulo 3: Identificação e encaminhamento de alunos com indicadores de altas habilidades e superdotação.
Capítulo 4: Testes de inteligência e sua relação com a escola.
Capítulo 5: A criança com altas habilidades/superdotação na escola: propostas de inclusão.
- Habilidades Cognitivas e Aprendizagem
Capítulo 1: Conceitos e Objetivos das Habilidades Cognitivas e Aprendizagem.
Capítulo 2: Funções Executivas.
Capítulo 3: Quais são as Principais Habilidades Cognitivas.
Capítulo 4: O Desenvolvimento Humano e as Habilidades Cognitivas.
Capítulo 5: Aplicabilidades da Metacognição.
Transtornos de Aprendizagem e o Atendimento Educacional Especializado
- Transtornos Específicos de Aprendizagem – Identificação e Intervenção neuropsicopedagógica
Capítulo 1: Transtornos específicos de aprendizagem e seu impacto na educação.
Capítulo 2: Dislexia.
Capítulo 3: Discalculia.
Capítulo 4: Transtornos de escrita.
Capítulo 5: Intervenções nos transtornos de aprendizagem.
- Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Capítulo 1: Definição e conceito do atendimento educacional especializado - AEE.
Capítulo 2: O (AEE) na deficiência auditiva/surdez.
Capítulo 3: O (AEE) na deficiência física.
Capítulo 4: O (AEE) na deficiência visual.
Capítulo 5: O (AEE) na deficiência intelectual.
Políticas, Saúde Pública e Qualidade de Vida em TDAH
Capítulo 1: Políticas para a Inclusão de Indivíduos com Necessidades Educativas Especiais.
Capítulo 2: Aspectos de saúde e TDAH (nutrição, suplementação, atendimento clínico).
Capítulo 3: Lazer e qualidade de vida.
Capitulo 4: A política pública de assistência social.
Capítulo 5: Atendimento multidisciplinar em TDAH.
Patologias e o processo de aprendizagem
Capítulo 1: Deficiência intelectual e escolarização.
Capítulo 2: A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais.
Capítulo 3: Práticas curriculares e inclusão.
Capítulo 4: O PEI como prática inclusiva.
Capítulo 5: A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas.
Inclusão e acesso ao Ensino
Capítulo 1: O sujeito em diálogo com a cultura.
Capítulo 2: A inclusão e legislação.
Capítulo 3: As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?).
Capítulo 4: As fronteiras no âmbito escolar.
Capítulo 5: Desafios para um mundo inclusivo.
Diversidade Escolar
Capítulo 1: Diversidade no âmbito escolar.
Capítulo 2: Movimentos sociais e educação.
Capítulo 3: Educação Inclusiva e seus Desafios.
Capítulo 4: Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Deficiência.
Capítulo 5: Relações étnico-raciais.
Competências Socioemocionais
Capítulo 1: Estimulação Psicossocial.
Capítulo 2: Intervenções Baseadas Em Evidências Neurocientíficas.
Capítulo 3: Estruturação De Programas Educacionais Para Desenvolvimento Socioemocional
Capítulo 4: Colaboração Entre Escola, Família E Profissionais Da Saúde.
Capítulo 5: Autoconsciência, Autogestão, Consciência Social, Habilidades De Relacionamento E Tomada De Decisão Responsável.
Plano Educacional Individualizado em TDAH
Capítulo 1: Noções Introdutórias para a construção do PEI.
Capítulo 2: Desempenho funcional do estudante com TDAH: mediar e registrar.
Capítulo 3: Aprendizagem e as tendências de ensino: recursos, metas e objetivos.
Capítulo 4: Adaptação curricular: tornando o currículo acessível, adaptado, flexível e funcional.
Capítulo 5: Avaliação pedagógica e funcional em TDAH.
Práticas em TDAH
Capítulo 1: Introdução ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Capítulo 2: Estratégias Educativas para Apoiar Alunos com TDAH.
Capítulo 3: Técnicas de Ensino e Intervenção para o TDAH.
Capítulo 4: Colaboração entre Escola, Família e Profissionais da Saúde.
Capítulo 5: Avaliação e Evolução das Práticas Educativas para Alunos com TDAH.
Apresentação
A pós-graduação em Educação Especial e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) foi desenvolvida para capacitar profissionais da educação e áreas afins no atendimento qualificado de estudantes com necessidades educacionais especiais, com foco na compreensão e manejo do TDAH e outros transtornos de aprendizagem. O curso integra fundamentos teóricos e práticos sobre políticas públicas, diversidade escolar, competências socioemocionais, habilidades cognitivas e relações entre escola, família e comunidade. As disciplinas abordam desde os aspectos neuropsicológicos e patologias que interferem no processo de aprendizagem até a elaboração de planos educacionais individualizados (PEI), oferecendo estratégias eficazes para a promoção da inclusão e do desenvolvimento integral dos estudantes.
Diante da crescente demanda por profissionais preparados para lidar com os desafios da educação inclusiva, essa especialização se apresenta como diferencial competitivo no mercado de trabalho, habilitando o participante a atuar em escolas públicas e privadas, clínicas, instituições de atendimento especializado e programas socioeducativos. A formação contribui para que o profissional desenvolva competências para identificar as necessidades específicas de cada estudante, planejar intervenções adequadas e favorecer a construção de ambientes educacionais inclusivos, colaborativos e promotores de qualidade de vida e aprendizagem.
Objetivo e público
OBJETIVO GERAL
Formar profissionais capacitados para identificar, compreender e intervir no processo de aprendizagem de estudantes com TDAH, por meio de estratégias pedagógicas inclusivas, fundamentadas em políticas públicas, desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais, favorecendo a integração escola-família e a promoção da qualidade de vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar as políticas públicas e os marcos legais da Educação Especial e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), compreendendo sua aplicação no contexto escolar para a garantia dos direitos de inclusão dos estudantes com TDAH.
- Compreender o impacto das patologias, transtornos de aprendizagem e das competências socioemocionais no desenvolvimento escolar de alunos com TDAH, propondo práticas pedagógicas diferenciadas e eficazes.
- Desenvolver estratégias de planejamento educacional, incluindo a elaboração e aplicação do Plano Educacional Individualizado (PEI), visando atender às necessidades específicas de aprendizagem e comportamento dos estudantes com TDAH.
- Promover o diálogo entre escola, família e comunidade, reconhecendo a importância das relações sociais na construção de ambientes educacionais inclusivos e colaborativos.
- Aplicar os fundamentos da Teoria das Inteligências Múltiplas e das habilidades cognitivas na construção de práticas pedagógicas inovadoras, respeitando a diversidade escolar e potencializando o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com TDAH.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais da Educação, Pedagogia, Psicologia, Neuropsicologia, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Educadores e Orientadores com atuação na Educação Especial, profissionais da educação em geral, e demais profissionais que tenham interesse no assunto.
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