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Neurociências Aplicadas à Educação e Saúde
Neurociências Aplicadas à Educação e Saúde
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Matriz curricular
Bases psicobiológicas do desenvolvimento humano
Capítulo 1 - Desenvolvimento humano, cognição e afetividade.
Capítulo 2 - Teorias do desenvolvimento: ambientalistas.
Capítulo 3 - Teorias do desenvolvimento: inatistas.
Capítulo 4 - Teorias do desenvolvimento: interacionistas.
Capítulo 5 - Valor das relações afetivas: a construção do conhecimento.
Neurociência aplicado a Motricidade e Desenvolvimento Humano
Capítulo 1 - Conhecimentos Básicos sobre Neurociência.
Capítulo 2 - Desvendando a Motricidade.
Capítulo 3 - Formação do Conhecimento.
Capítulo 4 - Aplicação da neurociências junto ao desenvolvimento intelectual.
Capitulo 5 - Conhecendo o outro lado.
Neurociências e a Formação da Aprendizagem em AH/SD
Capítulo 1 - Neurofisiologia das Altas Habilidades / Superdotação.
Capítulo 2 - Superdotados - o funcionamento do cérebro.
Capítulo 3 - Testes que identificam superdotados.
Capítulo 4 - Mudanças observadas em superdotados.
Capítulo 5 - Como avaliar as características de comportamento de alunos com altas habilidades/superdotação?
Desenvolvimento motor e sensorial no TEA
Capítulo 1 - Aspectos motores em TEA.
Capítulo 2 - Habilidades Motoras em TEA.
Capítulo 3 - Ludicidade e atividades recreativas.
Capítulo 4 - Exercícios Físicos Para Autistas.
Capítulo - Escala De Desenvolvimento Motor em TEA.
Relações Sociais, Escola e Família
A relação entre o Professor, Aluno e o Conhecimento
1. O Papel Do Professor E As Novas Configurações Do Projeto Educativo - Modelos De Ensino
2. O Significado Da Ação Educativa Ao Longo Da Trajetória Escolar – Os Desafios Do Professor Em Face Da Complexidade Da Vida Escolar
3. Práticas Pedagógicas E A Relação Professor-Aluno
4. Aspectos Condicionantes Da Aprendizagem E Do Comportamento Do Aluno Na Escola
5. Como Construir Uma Escola Inclusiva E De Um Ensino De Qualidade
Relações familiares e aprendizagem
1. Família: visão histórica e social contextualizada
2. A Comunicação no Contexto Relacional familiar
3. A Família e a relação com escola
4. Problemas de Aprendizagem e suas relações familiares
5. A família, a escola: intervenção psicopedagógica e encaminhamentos
]Estimulação neurocognitiva nas dificuldades de aprendizagem
Capítulo 1 - Neurociência e suas implicações para o desenvolvimento humano.
Capítulo 2 - As funções executivas e a aprendizagem.
Capítulo 3 - Memória, atenção e linguagem.
Capítulo 4 - Hora do jogo e atividades lúdicas.
Capítulo 5 - Estimulação cognitiva no tratamento de TDAH.
Transtornos Específicos de Aprendizagem – Identificação e Intervenção neuropsicopedagógica
Capítulo 1 - Transtornos específicos de aprendizagem e seu impacto na educação.
Capítulo 2 - Dislexia.
Capítulo 3 - Discalculia.
Capítulo 4 - Transtornos de escrita.
Capítulo 5 - Intervenções nos transtornos de aprendizagem.
Dificuldades de Aprendizagem
Capítulo 1 - As fases históricas e as correntes epistemológicas das dificuldades de aprendizagem. 1.1 Movimento introdutório das dificuldades de aprendizagem.
Capítulo 2 - Identificação e avaliação das Dificuldades de Aprendizagem.
Capítulo 3 - Taxonomia da aprendizagem: o processo de pensar e aprender.
Capítulo 4 - A Psiconeurologia e sua relevância para as dificuldades de aprendizagem.
Capítulo 5 - A importância de abordar a inibição intelectual, dificuldades de aprendizagem e violência doméstica.
Habilidades Cognitivas e Aprendizagem
Capítulo 1 - Conceitos e Objetivos das Habilidades Cognitivas e Aprendizagem.
Capítulo 2 - Funções Executivas. 2.1 Memória Operacional e suas Funções.
Capítulo 3 - Quais são as Principais Habilidades Cognitivas.
Capítulo 4 - O Desenvolvimento Humano e as Habilidades Cognitivas.
Capítulo 5 - Aplicabilidades da Metacognição.
Comportamento e as terapias ocupacionais
Capítulo 1 - Comportamento Humano e Social.
Capítulo 2 - AVD (Atividades da Vida Diária).
Capítulo 3 - AIVD (Atividades Instrumentais da Vida Diária).
Capítulo 4 - Aspectos Sensoriais na Terapia Ocupacional.
Capítulo 5 - Integração de Comportamento, AVD, AIVD e Aspectos Sensoriais.
Apresentação
A Pós-graduação em Neurociências Aplicadas à Educação e Saúde é a escolha ideal para profissionais que desejam se atualizar e se destacar no mercado, integrando os mais recentes avanços científicos sobre o desenvolvimento cognitivo e comportamental ao seu trabalho diário. Com uma abordagem inovadora, o curso oferece conhecimentos profundos sobre a neurociência do aprendizado, intervenções neuropsicopedagógicas e estratégias para lidar com dificuldades de aprendizagem e transtornos do desenvolvimento, como o TEA. Ao se especializar nesse campo, você estará preparado para oferecer um suporte qualificado e diferenciado aos seus alunos ou pacientes, alinhando-se às demandas atuais das áreas de saúde e educação.
Ministrado por especialistas de renome, o curso oferece uma formação prática e aplicada, capacitando os profissionais para criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e eficazes. Além de ser uma excelente oportunidade para ampliar suas competências, a especialização proporciona um diferencial competitivo no mercado, atendendo a uma crescente demanda por profissionais que compreendam os impactos das neurociências no processo de ensino e aprendizagem. Invista na sua carreira e esteja à frente das tendências, oferecendo um atendimento mais humanizado e embasado em evidências científicas. Seja um agente transformador na vida dos seus alunos e pacientes.
Objetivo e público
OBJETIVO GERAL
Capacitar profissionais para compreender e aplicar os conhecimentos da neurociência no desenvolvimento humano e na promoção da aprendizagem, oferecendo intervenções adequadas às necessidades cognitivas e emocionais de crianças e adolescentes, com ênfase em transtornos do neurodesenvolvimento e dificuldades de aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar uma compreensão aprofundada das bases psicobiológicas do desenvolvimento humano, integrando conhecimentos sobre a motricidade e o desenvolvimento neuropsicomotor em diferentes etapas da vida.
- Desenvolver habilidades para identificar e intervir nos transtornos específicos de aprendizagem, utilizando abordagens neuropsicopedagógicas baseadas em evidências científicas.
- Capacitar os alunos para implementar estratégias de estimulação neurocognitiva, visando o aprimoramento das habilidades cognitivas em indivíduos com dificuldades de aprendizagem.
- Preparar profissionais para atuar de forma integrada com a escola, família e outras esferas sociais, promovendoum ambiente de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
- Ensinar a aplicação de terapias ocupacionais que favoreçam o comportamento adaptativo e a integração sensorial, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos em contextos educacionais.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais da Educação, Psicologia, Neuropsicologia, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Educadores e Orientadores com atuação na Educação Especial, profissionais da saúde em geral, e demais profissionais que tenham interesse no assunto.
ONDE ATUAR?
O que rege é a formação na graduação. De acordo com sua formação acadêmica na graduação:
- Neuropsicopedagogia
Regida pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO 2394‑25) como uma atividade profissional. O neuropsicopedagogo pode atuar em: Avaliação e intervenção em dificuldades específicas de aprendizagem (DEA), transtornos do desenvolvimento e neurocognitivos; Ambientes: clínicas, consultórios, escolas, hospitais e instituições de reabilitação, com foco em processos neurocognitivos, emocionais e comportamentais relacionados à aprendizagem.
- Neuropsicologia
Regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) por meio da Resolução CFP nº 002/2004, que reconhece a Neuropsicologia como especialidade do psicólogo. Psicólogos com título de especialista podem: Diagnosticar e tratar funções cognitivas e comportamentais (atenção, memória, linguagem), incluindo avaliação e intervenção em quadros como TEA e TDAH.
- Terapia Ocupacional e Fisioterapia
Regulada pelo COFFITO, conforme Resoluções (ex.: 429/2013, 407/2011), que definem áreas de atuação nos aspectos sensório-motor, cognitivo e social. O profissional pode aplicar estimulação sensório-motora e cognitiva em pessoas com dificuldades funcionais, incluindo crianças com TEA e dificuldades de aprendizagem.
- Licenciaturas e Pedagogia:
O curso habilita a atuação como especialista em Neurociência Aplicada à Educação, conforme ofertas de pós-graduação reconhecidas pelo MEC, pautadas na Lei 9.394/96 (LDB) e Decreto nº 5.154/04. Áreas de atuação: Salas de aula e consultoria educativa; Formação de professores e desenvolvimento de conteúdo baseado em evidências neurocientíficas; Contextos institucionais de educação e saúde.
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