Brasil sem distância

Transtorno do Espectro Autista e Educação Especial

Transtorno do Espectro Autista e Educação Especial

Transtorno do Espectro Autista e Educação Especial

18x de R$ 154,60 18X de R$ 92,76

Matriz curricular

Procedimentos de Intervenção em TEA
- Procedimentos De Intervenção E Gestão De Comportamentos
Capítulo 1: Integração Sensorial E Psicomotricidade No TEA.
Capítulo 2: Avaliação Comportamental E Programas De Ensino E Intervenção.
Capítulo 3: Protocolos De Ensino De Habilidades Básicas.
Capítulo 4: Barreiras De Aprendizagem.
Capítulo 5: Análise Funcional De Comportamentos.

- Procedimentos De Intervenção Na Linguagem E Comunicação Em TEA
Capítulo 1: Conceitos E Aspectos Da Intervenção Na Linguagem E Comunicação Em TEA.
Capítulo 2: Equivalência De Estímulos Na Análise Do Comportamento.
Capítulo 3: Matching-To-Sample No Ensino De Relações Condicionais.
Capítulo 4: Comunicação Ampliada Alternativa.
Capítulo 5: Comportamento Verbal E Desenvolvimento Social.

Processos Avaliativos e Protocolos de Diagnóstico em TEA
Capítulo 1: Diagnóstico No Século XXI: Evolução Das Caracterizações.
Capítulo 2: Processo Diagnóstico.
Capítulo 3: Usualidade De Protocolos: Quem Aplica?
Capítulo 4: Principais Instrumentos Nacionais De Avaliação Multidisciplinar.
Capítulo 5: Principais Instrumentos Internacionais Traduzidos De Avaliação Multidisciplinar.

Orientação Escolar e Construção do Plano Educacional Individualizado em TEA
Capítulo 1: O contexto da Inclusão Escolar e a Educação Inclusiva.
Capítulo 2: A Bidocência.
Capítulo 3: Inclusão Escolar e o Planejamento Educacional Individualizado – PEI.
Capítulo 4: Era uma vez...a Inclusão na Prática educacional.
Capítulo 5: Currículo e a Educação baseada em evidências.

Recursos Tecnológicos para Aprendizagem e Socialização
Capítulo 1: Tecnologia na educação.
Capítulo 2: Recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem na educação.
Capítulo 3: TEA: Tecnologias como ferramentas que dão suporte no processo de construção do conhecimento.
Capítulo 4: Alfabetização do aluno com TEA: o desafio da produção de textos escritos.
Capítulo 5: Acessibilidade.

Avaliações, Prognósticos e Intervenções
Capítulo 1: Conhecendo o cérebro, compreendendo o processo de aprender: uma breve introdução.
Capítulo 2: Promoção da Aprendizagem no contexto clínico.
Capítulo 3: A contribuição da Psicopedagogia no contexto clinico e escolar.
Capítulo 4: A Neuropsicopedagogia e a compreensão do desenvolvimento humano.
Capítulo 5: Caminhos da ampliação da aprendizagem e do desenvolvimento.

Aspectos legais da inclusão em TEA
Capítulo 1: Histórico da Legislação da Inclusão no Brasil.
Capítulo 2: Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - Lei Federal nº 12.764/12 (Lei Berenice Piana).
Capítulo 3: Legislações complementares ao TEA e demais direitos.
Capítulo 4: Lei de Diretrizes Básicas e o TEA.
Capítulo 5: Direitos à saúde e TEA.

Relações Sociais, Escola e Família
- A relação entre o Professor, Aluno e o Conhecimento.
Capítulo 1: O Papel Do Professor E As Novas Configurações Do Projeto Educativo - Modelos De Ensino.
Capítulo 2: O Significado Da Ação Educativa Ao Longo Da Trajetória Escolar.
Capítulo 3: Práticas Pedagógicas E A Relação Professor-Aluno.
Capítulo 4: Aspectos Condicionantes Da Aprendizagem E Do Comportamento Do Aluno Na Escola.
Capítulo 5: Como Construir Uma Escola Inclusiva E De Um Ensino De Qualidade.

- Relações familiares e aprendizagem
Capítulo 1: Família: visão histórica e social contextualizada.
Capítulo 2: A Comunicação no Contexto Relacional familiar.
Capítulo 3: A Família e a relação com escola.
Capítulo 4: Problemas de Aprendizagem e suas relações familiares.
Capítulo 5: A família, a escola: intervenção psicopedagógica e encaminhamentos.

Habilidades Cognitivas e a Teoria das Inteligências Múltiplas
- Teoria Das Inteligências Múltiplas
Capítulo 1: Capital Humano: O Valor Da Inteligência.
Capítulo 2: Teoria Das Múltiplas Inteligências.
Capítulo 3: Identificação E Encaminhamento De Alunos Com Indicadores De Altas Habilidades E Superdotação.
Capítulo 4: Testes De Inteligência E Sua Relação Com A Escola.
Capítulo 5: A Criança Com Altas Habilidades/Superdotação Na Escola: Propostas De Inclusão.

- Habilidades Cognitivas E Aprendizagem
Capítulo 1: Conceitos E Objetivos Das Habilidades Cognitivas E Aprendizagem.
Capítulo 2: Funções Executivas.
Capítulo 3: Quais São As Principais Habilidades Cognitivas.
Capítulo 4: O Desenvolvimento Humano E As Habilidades Cognitivas.
Capítulo 5: Aplicabilidades Da Metacognição.

Transtornos de Aprendizagem e o Atendimento Educacional Especializado
- Transtornos Específicos De Aprendizagem – Identificação E Intervenção Neuropsicopedagógica
Capítulo 1: Transtornos Específicos De Aprendizagem E Seu Impacto Na Educação.
Capítulo 2: Dislexia.
Capítulo 3: Discalculia.
Capítulo 4: Transtornos De Escrita.
Capítulo 5: Intervenções Nos Transtornos De Aprendizagem.

- Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Capítulo 1: Definição E Conceito Do Atendimento Educacional Especializado - AEE.
Capítulo 2: O (AEE) Na Deficiência Auditiva/Surdez.
Capítulo 3: O (AEE ) Na Deficiência Física.
Capítulo 4: O (AEE) Na Deficiência Visual.
Capítulo 5: O (AEE) Na Deficiência Intelectual.

Bases Psicobiológicas e Estimulação Neurocognitiva
- Bases Psicobiológicas Do Desenvolvimento Humano
Capítulo 1: Desenvolvimento Humano, Cognição E Afetividade.
Capítulo 2: Teorias Do Desenvolvimento: Ambientalistas.
Capítulo 3: Teorias Do Desenvolvimento: Inatistas.
Capítulo 4: Teorias Do Desenvolvimento: Interacionistas.
Capítulo 5: Valor Das Relações Afetivas: A Construção Do Conhecimento.

- Estimulação Neurocognitiva Nas Dificuldades De Aprendizagem
Capítulo 1: Neurociência E Suas Implicações Para O Desenvolvimento Humano.
Capítulo 2: As Funções Executivas E A Aprendizagem.
Capítulo 3: Memória, Atenção E Linguagem.
Capítulo 4: Hora Do Jogo E Atividades Lúdicas.
Capítulo 5: Estimulação Cognitiva No Tratamento De Tdah.

Apresentação

A pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Educação Especial foi desenvolvida para formar profissionais preparados para atuar no atendimento educacional especializado, com foco no desenvolvimento de competências para avaliação, diagnóstico, planejamento e intervenção junto a pessoas com TEA. O curso oferece uma formação sólida que integra os aspectos psicobiológicos, neurocognitivos e educacionais, abordando temas essenciais como os procedimentos de intervenção, processos avaliativos e protocolos de diagnóstico, elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI), uso de recursos tecnológicos para aprendizagem e socialização, além das questões legais que asseguram os direitos à inclusão. A proposta é proporcionar um olhar amplo e humanizado, capacitando o profissional a reconhecer as potencialidades de cada indivíduo e a construir práticas pedagógicas adequadas às suas necessidades.

Diante da crescente demanda por inclusão e atendimento especializado nas redes públicas e privadas de ensino, bem como em clínicas e instituições de saúde, essa especialização se destaca como um diferencial competitivo no mercado de trabalho. A formação prepara o profissional para atuar em equipes multidisciplinares, desenvolvendo estratégias baseadas em evidências, que favorecem a socialização, a aprendizagem e a autonomia de pessoas com TEA. Além disso, a integração entre escola, família e comunidade, aliada ao domínio de técnicas modernas de intervenção e tecnologias assistivas, amplia as possibilidades de atuação e qualifica o profissional para contribuir efetivamente com políticas educacionais inclusivas e práticas socioeducativas transformadoras.


Objetivo e público

OBJETIVO GERAL

Qualificar e aprimorar profissionais no conhecimento e exercício profissional no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista, no âmbito escolar na Educação Especial e Inclusiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Possibilitar atualização e aprofundamento de conteúdos relacionados ao atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista;

- Qualificar profissionais para trabalhar com questões sociais e inclusivas, visando uma nova política de atuação e inclusão no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista, no âmbito escolar;

- Embasar o conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais que atuam diretamente no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista, como pedagogos, psicopedagogos, professores, gestores escolares, neuropsicopedagogos, psicólogos e demais áreas de interesse.


18X de R$ 92,76

  • InícioImediato
  • ModalidadeOn-line
  • Carga horária420 horas
  • Duração Mínima6 meses
  • Duração Máxima12 meses

Procurando cursos online de extensão e pós-graduação? Conheça o Brasil Sem Distância, portal da Faculdade NOVOESTE em Campo Grande – MS, referência em Educação a Distância reconhecida pelo MEC. O Brasil Sem Distância oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Pós-graduação Lato Sensu 100% online, válidos em todo o Brasil. São mais de 500 cursos de Extensão em áreas como Educação, Direito, Saúde, Gestão, Tecnologia, Psicologia e muito mais. Também são mais de 150 opções de Pós-graduação Lato Sensu em diversas áreas do conhecimento. O Brasil Sem Distância da Faculdade NOVOESTE é a escolha certa para quem busca qualidade, flexibilidade e reconhecimento na educação a distância em todo o Brasil.