Brasil sem distância
Dinâmica Familiar, Aprendizado e Desenvolvimento biopsicossocial
Dinâmica Familiar, Aprendizado e Desenvolvimento biopsicossocial
R$ 109,90
4x de R$ 27,98
Matriz curricular
1: Aprendizado em família.
1.1 A importância da família no processo de aprendizagem.
1.2 A participação ativamente da família possibilita e oportuniza um desenvolvimento mais completo e significativo.
1.3 Reconhecer a importância e buscar estratégias para fortalecer a parceria entre família e escola.
2: Olhar e escuta psicopedagógico.
2.1 Processo de identificação de alunos com dificuldades por meio de diagnósticas junto à família.
2.2 Olhar atento e reflexivo para o encaminhamento a especialistas e acompanhamento junto aos profissionais externos.
2.3 Reflexões sobre as diversas formas de acompanhamento do trabalho docente. 3: Genograma.
3.1 Considerações e representações das relações entre os membros de uma família.
3.2 Engajar os membros familiares.
3.3 Genograma possibilita o conhecimento e relações entre a equipe de saúde de sua composição, padrões relacionais e dificuldades.
3.4 A genética e o desenvolvimento biopsicossocial: Os limites que a hereditariedade estabelece.
4: A Família na Escola e a Escola na Família. Principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial.
4.1 Família e escola como instituições sociais fundamentais no processo de aprendizagem.
4.2 Vygotsky e breves considerações sobre a interação escola-família.
4.3 família e escola como potencializador do desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.
4.4 Diagnóstico Interdisciplinar Familiar de Aprendizagem em uma só Jornada (DIFAJ): concepção do conhecimento, integração da família e como ele se articula com o sintoma apresentado pelo paciente.
4.5 Breve abordagem das teorias do desenvolvimento biopsicossocial: dimensões biológica, psicológica e social de um indivíduo.
5: Fatores sociais e ambientais no desenvolvimento.
5.1 Reflexões sobre as influências dos fatores ambientais (social, cultural, familiar, físico, escolar) para o desenvolvimento na primeira infância.
5.2 Compreensão sobre o ambiente e sua influência no aprendizado de crianças e adolescentes.
5.3 Condições que podem afetar o desenvolvimento e a importância da relação familiar como fator cultural, educacional e socioeconômico.
5.4 Desenvolvimento embrionário, neuronal e suas etapas.
Apresentação
Integra relações família–escola e fatores socioafetivos como determinantes do desempenho, propondo fluxos de devolutivas, acompanhamento e corresponsabilização. Orienta o profissional a analisar contextos, crenças e expectativas, mediar conflitos e construir pactos pedagógicos com foco em evolução de rotinas, hábitos de estudo e suporte emocional. Com base em indicadores observáveis, organiza intervenções que fortalecem vínculos, reduzem barreiras de participação e ampliam recursos de enfrentamento, garantindo continuidade de cuidado e resultados sustentáveis no percurso educacional.
Objetivo e público
Proporcionar ao participante uma experiência de aprendizagem dinâmica e atualizada, desenvolvendo conhecimentos práticos e teóricos que ampliem suas competências profissionais e pessoais. O curso é voltado para quem busca aperfeiçoar habilidades, atualizar-se com as tendências do mercado e conquistar novas oportunidades, fortalecendo seu diferencial competitivo e impulsionando o crescimento na carreira.
Procurando cursos online de extensão e pós-graduação? Conheça o Brasil Sem Distância, portal da Faculdade NOVOESTE em Campo Grande – MS, referência em Educação a Distância reconhecida pelo MEC. O Brasil Sem Distância oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Pós-graduação Lato Sensu 100% online, válidos em todo o Brasil. São mais de 500 cursos de Extensão em áreas como Educação, Direito, Saúde, Gestão, Tecnologia, Psicologia e muito mais. Também são mais de 150 opções de Pós-graduação Lato Sensu em diversas áreas do conhecimento. O Brasil Sem Distância da Faculdade NOVOESTE é a escolha certa para quem busca qualidade, flexibilidade e reconhecimento na educação a distância em todo o Brasil.


