Brasil sem distância
Neurociência e Desenvolvimento e Práticas Corporais
Neurociência e Desenvolvimento e Práticas Corporais
R$ 119,90
4x de R$ 29,98
Matriz curricular
- Neurociência aplicada a Motricidade e Desenvolvimento Humano
Capítulo 1 Conhecimentos Básicos sobre Neurociência.
1.1 Conceitos, estudos referentes a anatomia cerebral.
1.2 Desenvolvimento e Anatomia Básica do Sistema Nervoso.
1.3 Como acontecem os reflexos.
1.4 Epistemologia da Motricidade no ser humano.
1.5 Neurônios-espelho.
Capítulo 2 Desvendando a Motricidade.
2.1 Plasticidade neuronal.
2.2 Contribuição da motricidade junto a aprendizagem e memória.
2.3 Estruturas anatômicas envolvidas na motricidade e no conhecimento.
Capítulo 3 Formação do Conhecimento.
3.1 O papel da neurociência.
3.2 Entendendo a cognição.
3.3 Processo de aprendizado, tecnologia e inovação.
Capítulo 4 Aplicação das neurociências junto ao desenvolvimento intelectual.
4.1 Neurociências e educação.
4.2 Dificuldades de Aprendizagem.
4.3 A Mente: desenvolvimento precoce e interatividade.
Capitulo 5 Conhecendo o outro lado.
5.1 Como identificar: déficits e habilidades.
5.2 Abordagem neurobiológica dos transtornos de aprendizagem.
5.3 Doenças Mentais e Neurológicas.
5.4 Como superar os problemas relacionados a aprendizagem. - Desenvolvimento e Práticas Corporais
Capítulo 1- O corpo e o indivíduo com TDAH.
1.1- Os paradigmas e o corpo da criança com TDAH.
1.2- Adultos com TDAH e os aspectos de saúde.
1.3- TDAH e as limitações funcionais e laborais.
Capítulo 2- As atividades físicas e o desenvolvimento motor e social em TDAH.
2.1- Contribuições do exercício físico na escola.
2.2- Aspectos do desenvolvimento motor em TDAH.
2.3- A prática do esporte para o indivíduo com TDAH.
Capítulo 3- Expressão corporal e artes em TDAH.
3.1- Intervenção motora e o TDAH.
3.2- A influência das atividades artísticas no tratamento do TDAH.
Capítulo 4- Psicomotricidade e desenvolvimento em TDAH.
4.1- Psicomotricidade e o processo de aprendizado em TDAH.
4.2- Psicomotricidade e a coordenação motora em TDAH.
Capítulo 5- Atividades fisioterapêuticas, PICs e TDAH.
5.1- Contribuições da fisioterapia para o TDAH.
5.2- Terapias não medicamentosas e TDAH.
Apresentação
Explora o diálogo entre neurodesenvolvimento e práticas corporais na promoção de habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais. Discute mecanismos de aprendizagem, estimulação sensório-motora e estratégias interdisciplinares para contextos escolares e clínicos. Potencializa a atuação de quem estrutura programas de educação física, dança, psicomotricidade e saúde, articulando evidências neurocientíficas com metodologias de campo.
Objetivo e público
Proporcionar ao participante uma experiência de aprendizagem dinâmica e atualizada, desenvolvendo conhecimentos práticos e teóricos que ampliem suas competências profissionais e pessoais. O curso é voltado para quem busca aperfeiçoar habilidades, atualizar-se com as tendências do mercado e conquistar novas oportunidades, fortalecendo seu diferencial competitivo e impulsionando o crescimento na carreira.
Procurando cursos online de extensão e pós-graduação? Conheça o Brasil Sem Distância, portal da Faculdade NOVOESTE em Campo Grande – MS, referência em Educação a Distância reconhecida pelo MEC. O Brasil Sem Distância oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Pós-graduação Lato Sensu 100% online, válidos em todo o Brasil. São mais de 500 cursos de Extensão em áreas como Educação, Direito, Saúde, Gestão, Tecnologia, Psicologia e muito mais. Também são mais de 150 opções de Pós-graduação Lato Sensu em diversas áreas do conhecimento. O Brasil Sem Distância da Faculdade NOVOESTE é a escolha certa para quem busca qualidade, flexibilidade e reconhecimento na educação a distância em todo o Brasil.


