Brasil sem distância
Transtornos de Aprendizagem e o Atendimento Educacional Especializado
Transtornos de Aprendizagem e o Atendimento Educacional Especializado
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Matriz curricular
Transtornos Específicos de Aprendizagem – Identificação e Intervenção neuropsicopedagógica:
1 TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM E SEU IMPACTO NA EDUCAÇÃO.
1.1 Quem são os Neurodiversos?
1.2 Uma visão multidisciplinar dos Transtornos Específicos de Aprendizagem
1.3 A atuação do Neurospicopedagogo frente aos Transtornos Específicos de Aprendizagem
2 DISLEXIA.
2.1 Um breve panorama sobre a Dislexia
2.2 Dificuldades na Leitura e Escrita
2.3 Os passos para a aprendizagem do disléxico
3 DISCALCULIA.
3.1 Discalculia: algumas definições
3.2 Características e sintomas da Discalculia
3.3 Possíveis causas e diagnóstico da Discalculia
4 TRANSTORNOS DE ESCRITA.
4.1 Transtornos de Escrita: Disgrafia e Disortografia
4.2 Diagnóstico dos Transtornos de Escrita
4.3 O Educador e o aluno com Transtorno de Escrita
5 INTERVENÇÕES NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM.
5.1 Dificuldade versus Transtorno de aprendizagem
5.2 Avaliação Neuropsicopedagógica e seus instrumentos
5.3 Intervenção Neuropsicopedagógica baseada em práticas lúdicas Atendimento Educacional Especializado (AEE):
UNIDADE 1 - DEFINIÇÃO E CONCEITO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE
1.1 Conceito e definição do AEE
1.2 Contexto Histórico para o AEE
1.3 Políticas Públicas para o AEE
1.4 A função do AEE nas escolas
UNIDADE 2 - O (AEE) NA DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ
2.1 Definições de Deficiência Auditiva/Surdez
2.2 A deficiência auditiva/surdez na Educação
2.3 Recursos físicos e pedagógicos para o aluno com Deficiência Auditiva/Surdez
UNIDADE 3 - O (AEE) NA DEFICIÊNCIA FÍSICA
3.1 A Deficiência Física nas escolas
3.2 O papel do AEE na Deficiência Física
3.3 Recursos Pedagógicos e físicos para o atendimento ao aluno com Deficiência Física
UNIDADE 4 - O (AEE) NA DEFICIÊNCIA VISUAL
4.1 A Deficiência Visual no contexto escolar
4.2 Atuação do AEE na Deficiência Visual
4.3 Instrumentos utilizados para o atendimento ao aluno com Deficiência Visual
UNIDADE 5 - O (AEE) NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
5.1 A Deficiência Intelectual na perspectiva escolar
5.2 Procedimentos Pedagógicos do AEE na Deficiência Intelectual
5.3 Recursos Humanos e Pedagógicos para o aluno com Deficiência Intelectual
Apresentação
Alinha identificação e intervenção em transtornos de aprendizagem às práticas do AEE, contemplando dislexia, discalculia, disgrafia/disortografia e diferenciação entre dificuldades e transtornos. Orienta avaliação neuropsicopedagógica, instrumentos e estratégias lúdicas, além de organização do serviço, recursos e articulação com a escola regular. Direciona ações personalizadas para ampliar participação, acessibilidade e resultados acadêmicos.
Objetivo e público
Proporcionar ao participante uma experiência de aprendizagem dinâmica e atualizada, desenvolvendo conhecimentos práticos e teóricos que ampliem suas competências profissionais e pessoais. O curso é voltado para quem busca aperfeiçoar habilidades, atualizar-se com as tendências do mercado e conquistar novas oportunidades, fortalecendo seu diferencial competitivo e impulsionando o crescimento na carreira.
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