Brasil sem distância

Psicologia Educacional

Psicologia Educacional

Psicologia Educacional

18x de R$ 310,00 18x de R$ 217,00

Matriz curricular

Neurociência aplicado a Motricidade e Desenvolvimento Humano

Capítulo 1 - Conhecimentos Básicos sobre Neurociência. 
Capítulo 2 - Desvendando a Motricidade. 
Capítulo 3 - Formação do Conhecimento.
Capítulo 4 - Aplicação da neurociências junto ao desenvolvimento intelectual. 
Capitulo 5 - Conhecendo o outro lado.

Legislação, Políticas e Organização da Educação no Brasil

Capítulo 1 - A política educacional Brasileira no nível da legislação.
Capítulo 2 - Organização Política e Administrativa da Educação Brasileira.
Capítulo 3 - Organização Didática da Educação no Brasil.
Capítulo 4 - Profissionais da Educação Brasileira.
Capítulo 5 - Direito Educacional e o Direito à Educação.

A relação entre o Professor, Aluno e o Conhecimento

Capítulo 1 - O Papel Do Professor E As Novas Configurações Do Projeto Educativo - Modelos De Ensino.
Capítulo 2 - O Significado Da Ação Educativa Ao Longo Da Trajetória Escolar – Os Desafios Do Professor Em Face Da Complexidade Da Vida Escolar.
Capítulo 3 - Práticas Pedagógicas E A Relação Professor-Aluno.
Capítulo 4 - Aspectos Condicionantes Da Aprendizagem E Do Comportamento Do Aluno Na Escola.
Capítulo 5 - Como Construir Uma Escola Inclusiva E De Um Ensino De Qualidade.

Estudo do comportamento humano

Capítulo 1 - O comportamento humano em uma perspectiva filogenética.
Capítulo 2 - O comportamento humano em uma perspectiva antropológica.
Capítulo 3 - O comportamento humano em uma perspectiva sociológica.
Capítulo 4 - O comportamento humano em uma perspectiva psicanalista.
Capítulo 5 - O comportamento humano em uma perspectiva filosófica.

Educação e a Participação Familiar

Capítulo 1 - A Família.
Capítulo 2 - A Relação da Família com a escola
Capítulo 3 - A Importância da família em relação ao desempenho da aprendizagem.
Capítulo 4 - O “(Des)Envolvimento” do Ser família-escola.
Capítulo 5 -  Família e Educação mudanças atuais e responsabilidades antigas.

A Política de Proteção Integral à Criança, Adolescente e pessoas com deficiências

Capítulo 1 - Breve análise dos aspectos históricos da pessoa com deficiência.
Capítulo 2 - Direitos e garantias da pessoa com deficiência e a hierarquia normativa.
Capítulo 3 - Documentos internacionais que norteiam a política de proteção integral à criança, adolescente e pessoas com deficiências.
Capítulo 4 - Dispositivos legais nacionais: políticas públicas para pessoa com deficiência no Brasil.
Capítulo 5 - Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. 

Psicopedagogia e o Acompanhamento Escolar

Capítulo 1 - Concepções sobre a educação, suas finalidades e princípios socioculturais.
Capítulo 2 - Os processos de aprendizagem e sua importância no trabalho psicopedagógico.
Capítulo 3 - Evidências das Relações entre Desempenho Acadêmico e Habilidades Cognitivas.
Capítulo 4 - Evidências das Intervenções em Funções Executivas.
Capítulo 5 - A dinâmica familiar e as dificuldades escolares em uma visão sistêmica.

Avaliação Psicológica infantil e do adolescente

Capítulo 1 - O que é Infância e Juventude? 
Capítulo 2 - Desenvolvimento Humano de crianças e adolescentes.
Capítulo 3 - Noções de Avaliação Psicológica. 
Capítulo 4 - Avaliação Psicológica da Criança.
Capítulo 5 - Avaliação Psicológica do Adolescente.

Terapia Cognitiva Comportamental na Infância e Adolescência

Capítulo 1 - Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes.
Capítulo 2 - A terapia cognitivo-comportamental da infância e adolescência. 
Capítulo 3 - Áreas de aplicação da TCC na infância e adolescência.
Capítulo 4 - TCC e Neuropsicologia.
Capítulo 5 - TCC e questões psicossociais.

Projetos e Práticas em Psicologia Socioeducacional

Capítulo 1 - Interfaces entre Psicologia Educacional e Social. 
Capítulo 2 - Psicologia e Processos Educativos. 
Capítulo 3 - A Psicologia Social. 
Capítulo 4 - Psicologia Social e objetos de estudo.
Capítulo 5 - Os Programas Socioeducacionais.

Apresentação

A pós-graduação Lato Sensu em Psicologia Educacional é uma oportunidade única para profissionais que desejam se especializar no suporte psicológico e educacional de crianças e adolescentes, atuando diretamente no desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Com uma abordagem inovadora, o curso capacita os alunos a compreenderem as relações entre professores, alunos e o processo de aprendizagem, aplicando ferramentas práticas, como a avaliação psicológica e a terapia cognitiva comportamental. Além disso, o curso promove a integração entre a escola e a família, permitindo uma atuação completa e eficaz no contexto educacional.

Voltado para um mercado em constante expansão, o curso oferece uma formação completa e atualizada, ideal para psicólogos, pedagogos, educadores e outros profissionais da área. Ministrado por especialistas renomados, o curso aborda desde fundamentos neurocientíficos até práticas psicopedagógicas inclusivas, alinhadas às políticas de proteção integral. Invista na sua carreira e se destaque como um profissional capaz de transformar o ambiente educacional, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento de estudantes com diferentes necessidades e realidades.

Objetivo e público

OBJETIVO GERAL

Capacitar profissionais para compreender e intervir nos processos educacionais, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, com base na aplicação de conhecimentos psicológicos, neurocientíficos e socioeducacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver habilidades para analisar e atuar na relação entre professores, alunos e o conhecimento, promovendo interações saudáveis e eficazes no processo de ensino-aprendizagem.

- Proporcionar competências para aplicar técnicas de avaliação psicológica infantil e do adolescente, visando identificar dificuldades e potencialidades no contexto educacional.

- Capacitar os profissionais para implementar a Terapia Cognitiva Comportamental em crianças e adolescentes, abordando questões emocionais e comportamentais que impactam no desempenho escolar.  Promover uma compreensão aprofundada sobre a participação familiar na educação, incentivando práticas de integração entre escola e família como suporte ao desenvolvimento socioeducacional.

- Preparar os alunos para criar e implementar projetos psicossociais e práticas educativas inclusivas, alinhadas à legislação e às políticas de proteção integral à criança, adolescente e pessoas com deficiência.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados em Psicologia. 

18x de R$ 217,00

  • InícioImediato
  • ModalidadeOn-line
  • Carga horária500 horas
  • Duração Mínima6 meses
  • Duração Máxima12 meses

Procurando cursos online de extensão e pós-graduação? Conheça o Brasil Sem Distância, portal da Faculdade NOVOESTE em Campo Grande – MS, referência em Educação a Distância reconhecida pelo MEC. O Brasil Sem Distância oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Pós-graduação Lato Sensu 100% online, válidos em todo o Brasil. São mais de 500 cursos de Extensão em áreas como Educação, Direito, Saúde, Gestão, Tecnologia, Psicologia e muito mais. Também são mais de 150 opções de Pós-graduação Lato Sensu em diversas áreas do conhecimento. O Brasil Sem Distância da Faculdade NOVOESTE é a escolha certa para quem busca qualidade, flexibilidade e reconhecimento na educação a distância em todo o Brasil.