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Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicopedagogia Clínica e Institucional
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Matriz curricular
Introdução à Psicopedagogia Institucional e Clínica
Capítulo 1: História da Psicopedagogia.
Capítulo 2: Principais linhas teóricas que subjazem à atuação psicopedagógica.
Capítulo 3: Campos de atuação do psicopedagogo, com ênfase especialmente nas atuações clínica e escolar preventivas e remediativas.
Capítulo 4: Código de Ética do Psicopedagogo.
Capítulo 5: Práticas que Competem ao Psicopedagogo.
Psicopedagogia Clínica - Fundamentação e Aplicabilidade
Capítulo 1: Histórico e conceitos iniciais.
Capítulo 2: Prática: o início do tratamento e uso de ferramentas de avaliação.
Capítulo 3: Integração: família, escola e outros ambientes.
Capítulo 4: Produção de relatório e parecer: a comunicação multiprofissional e o diagnóstico.
Capítulo 5: Temas atuais e o profissional em constante desenvolvimento.
Psicopedagogia Institucional - Fundamentação e Aplicabilidade
Capítulo 1: Quem é o Psicopedagogo Institucional?
Capítulo 2: Principais Abordagens na Psicopedagogia Institucional.
Capítulo 3: Processo de Avaliação na Psicopedagogia Institucional.
Capítulo 4: Processo de Intervenção Psicopedagógico Institucional.
Capítulo 5: Psicopedagogia Institucional na Equipe Multidisciplinar.
Neurociência aplicada a Motricidade e Desenvolvimento Humano
Capítulo 1: Conhecimentos Básicos sobre Neurociência.
Capítulo 2: Desvendando a Motricidade.
Capítulo 3: Formação do Conhecimento.
Capítulo 4: Aplicação das neurociências junto ao desenvolvimento intelectual.
Capitulo 5: Conhecendo o outro lado.
Dificuldades de Aprendizagem
Capítulo 1: As fases históricas e as correntes epistemológicas das dificuldades de aprendizagem.
Capítulo 2: Identificação e avaliação das Dificuldades de Aprendizagem.
Capítulo 3: Taxonomia da aprendizagem: o processo de pensar e aprender.
Capítulo 4: A Psiconeurologia e sua relevância para as dificuldades de aprendizagem.
Capítulo 5: A importância de abordar a inibição intelectual, dificuldades de aprendizagem e violência doméstica.
Noções de fisiologia do desenvolvimento e interferências mais frequentes na aprendizagem
Capítulo 1: Introdução à fisiologia.
Capítulo 2: Diferença entre crescimento e desenvolvimento humano.
Capítulo 3: Conceitos fundamentais em fisiologia humana.
Capítulo 4: Anatomofisiologia do sistema digestório, sistema cardiovascular, sistema respiratório, sistema locomotor, sistema endócrino e sistema nervoso.
Capítulo 5: Dificuldades e transtornos de aprendizagem associados à fisiologia humana.
Desenvolvimento do Raciocínio e Provas Operatórias
Capítulo 1: Conceitos e Definição sobre o Raciocínio Lógico e Provas Operatórias.
Capítulo 2: Principais Etapas da Aprendizagem da Matemática.
Capítulo 3: Teoria de Piaget na Construção do Pensamento e às Provas Operatórias.
Capítulo 4: O Desenvolvimento Humano e a Evolução do Ensino da Matemática.
Capítulo 5: Propostas de Intervenção e Estratégias de Ensino da Matemática.
Jogos e outros materiais didáticos: Aplicabilidade na neuro e psicopedagogia
Capítulo 1: Jogos: Conceito e Aplicabilidade.
Capítulo 2: Jogos Psicopedagógicos.
Capítulo 3: Jogos de Alfabetização.
Capítulo 4: As contribuições da Caixa Piagetiana no diagnóstico.
Capítulo 5: Elaboração de um jogo psicopedagógico.
Dinâmica Familiar, Aprendizado e Desenvolvimento biopsicossocial
Capítulo 1: Aprendizado em família.
Capítulo 2: Olhar e escuta psicopedagógico.
Capítulo 3: Genograma.
Capítulo 4: A Família na Escola e a Escola na Família. Principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial.
Capítulo 5: Fatores sociais e ambientais no desenvolvimento.
Memória, Aprendizagem e Envelhecimento
Capítulo 1: Introdução aos Aspectos Fisiológicos da Memória.
Capítulo 2: Relacionando Memória e Aprendizagem.
Capítulo 3: Tipos de Memória.
Capítulo 4: Envelhecimento Cognitivo.
Capítulo 5: Envelhecimento Cognitivo Patológico.
Estimulação neurocognitiva nas dificuldades de aprendizagem
Capítulo 1: Neurociência E Suas Implicações Para O Desenvolvimento Humano.
Capítulo 2: As Funções Executivas E A Aprendizagem.
Capítulo 3: Memória, Atenção E Linguagem.
Capítulo 4: Hora Do Jogo E Atividades Lúdicas.
Capítulo 5: Estimulação Cognitiva No Tratamento De TDAH.
Avaliações, Prognósticos e Intervenções
Capítulo 1: Conhecendo o cérebro, compreendendo o processo de aprender: uma breve introdução.
Capítulo 2: Promoção da Aprendizagem no contexto clínico.
Capítulo 3: A contribuição da Psicopedagogia no contexto clinico e escolar.
Capítulo 4: A Neuropsicopedagogia e a compreensão do desenvolvimento humano.
Capítulo 5: Caminhos da ampliação da aprendizagem e do desenvolvimento.
Estágio
Atividades práticas realizadas pelo(a) estudante em diversos contextos que possibilitem a atuação prática nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento cognitivo, desde que as atividades estejam alinhadas com os objetivos do curso e supervisionadas por um profissional habilitado, sendo:
- Instituições Educacionais
- Instituições de Saúde e Reabilitação
- Instituições Sociais e Comunitárias
Apresentação
A pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional oferece uma formação completa e integrada para profissionais que desejam atuar na prevenção, diagnóstico e intervenção das dificuldades de aprendizagem, considerando tanto os contextos educacionais quanto clínicos. O curso aborda fundamentos teóricos e práticos da psicopedagogia, incluindo disciplinas como neurociência aplicada ao desenvolvimento humano, noções de fisiologia do desenvolvimento, dinâmica familiar e aspectos biopsicossociais, além de estratégias de avaliação e intervenção psicopedagógica. A formação inclui também o uso de jogos e materiais didáticos, provas operatórias e ferramentas específicas que ampliam a atuação prática e reflexiva do profissional.
Diante da crescente demanda por profissionais preparados para lidar com os desafios da aprendizagem em diferentes contextos, essa especialização se destaca como diferencial no mercado de trabalho. O psicopedagogo formado neste curso poderá atuar em escolas, clínicas, consultórios, instituições sociais e educacionais, auxiliando crianças, adolescentes e adultos no processo de superação de dificuldades cognitivas, emocionais e pedagógicas. O estágio supervisionado permite a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais, preparando o profissional para uma atuação ética, crítica e eficaz, alinhada às exigências contemporâneas da educação e da saúde mental.
Objetivo e público
OBJETIVO GERAL
Formar profissionais qualificados para atuar na identificação, prevenção e intervenção das dificuldades de aprendizagem nos contextos clínico e institucional, integrando conhecimentos da psicopedagogia, neurociência, fisiologia do desenvolvimento e práticas educativas, com foco no desenvolvimento integral do sujeito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender os fundamentos teóricos e práticos da psicopedagogia clínica e institucional, reconhecendo suas aplicações no processo de ensino e aprendizagem em diferentes contextos.
- Analisar os aspectos neurobiológicos, fisiológicos e biopsicossociais que influenciam o desenvolvimento humano e as dificuldades de aprendizagem.
- Aplicar instrumentos de avaliação, prognóstico e intervenção psicopedagógica, utilizando estratégias adequadas ao perfil cognitivo, emocional e social do aprendente.
- Elaborar e utilizar jogos, materiais didáticos e provas operatórias, como ferramentas de estimulação e diagnóstico no processo de aprendizagem.
- Desenvolver práticas éticas e reflexivas durante o estágio supervisionado, promovendo uma atuação profissional crítica, sensível e eficaz junto a crianças, adolescentes e adultos em processos de aprendizagem.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais graduados pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, professores, assistentes sociais e demais profissionais da educação e da saúde interessados em atuar com diagnóstico e intervenção em dificuldades de aprendizagem nos contextos clínico e institucional.
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
A disciplina de Estágio representa uma etapa fundamental no processo de formação prática e consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Por meio do estágio, o aluno tem a oportunidade de vivenciar situações reais de avaliação, intervenção e acompanhamento de casos relacionados às dificuldades de aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo, tanto em contextos escolares quanto clínicos.
Essa vivência permite o aprimoramento das competências técnicas, éticas e relacionais, proporcionando a integração entre teoria e prática, além de desenvolver a autonomia profissional e o pensamento crítico frente aos desafios do exercício interdisciplinar.
O estágio deverá ser realizado ao final do curso, sendo requisito indispensável para sua realização a conclusão, com aprovação, de todas as disciplinas do programa. Para iniciar essa etapa, o aluno deverá apresentar a documentação de convênio devidamente preenchida e aguardar sua aprovação pelo setor responsável.
Os modelos e orientações para elaboração do convênio, termo de compromisso e relatório final serão fornecidos ao longo do curso.
É necessário também que o aluno tenha disponibilidade para cumprir a carga horária exigida, realize o relatório de atividades conforme o modelo oficial disponibilizado e que este seja validado pelo professor responsável pela disciplina. O estágio supervisionado é, portanto, o momento de transição entre a formação acadêmica e a atuação profissional, consolidando a identidade do especialista em Psicopedagogia.
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