Brasil sem distância

Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade - Tdah Multidisciplinar

Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade - Tdah Multidisciplinar

Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade - Tdah Multidisciplinar

18x de R$ 154,60 18X de R$ 92,76

Matriz curricular

Relações Sociais, Escola e Família
- A relação entre o Professor, Aluno e o Conhecimento.
Capítulo 1: O Papel Do Professor E As Novas Configurações Do Projeto Educativo.
Capítulo 2: O Significado Da Ação Educativa Ao Longo Da Trajetória Escolar.
Capítulo 3: Práticas Pedagógicas E A Relação Professor-Aluno.
Capítulo 4: Aspectos Condicionantes Da Aprendizagem E Do Comportamento Do Aluno Na Escola.
Capítulo 5: Como Construir Uma Escola Inclusiva E De Um Ensino De Qualidade.

- Relações familiares e aprendizagem
Capítulo 1: Família: visão histórica e social contextualizada.
Capítulo 2: A Comunicação no Contexto Relacional familiar.
Capítulo 3: A Família e a relação com escola.
Capítulo 4: Problemas de Aprendizagem e suasrelações familiares.
Capítulo 5: A família, a escola: intervenção psicopedagógica e encaminhamentos.

Habilidades Cognitivas e a Teoria das Inteligências Múltiplas
- Teoria Das Inteligências Múltiplas
Capítulo 1: Capital Humano: O Valor Da Inteligência.
Capítulo 2: Teoria Das Múltiplas Inteligências.
Capítulo 3: Identificação E Encaminhamento De Alunos Com Indicadores De Altas Habilidades E Superdotação.
Capítulo 4: Testes De Inteligência E Sua Relação Com A Escola.
Capítulo 5: A Criança Com Altas Habilidades/Superdotação Na Escola: Propostas

- Habilidades Cognitivas E Aprendizagem
Capítulo 1: Conceitos E Objetivos Das Habilidades Cognitivas E Aprendizagem.
Capítulo 2: Funções Executivas.
Capítulo 3: Quais São As Principais Habilidades Cognitivas.
Capítulo 4: O Desenvolvimento Humano E As Habilidades Cognitivas.
Capítulo 5: Aplicabilidades Da Metacognição.

Transtornos de Aprendizagem e o Atendimento Educacional Especializado
- Transtornos Específicos De Aprendizagem – Identificação E Intervenção Neuropsicopedagógica
Capítulo 1: Transtornos Específicos De Aprendizagem E Seu Impacto Na Educação.
Capítulo 2: Dislexia.
Capítulo 3: Discalculia.
Capítulo 4: Transtornos De Escrita.
Capítulo 5: Intervenções Nos Transtornos De Aprendizagem.

- Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Capítulo 1: Definição E Conceito Do Atendimento Educacional Especializado - AEE.
Capítulo 2 O (AEE) Na Deficiência Auditiva/Surdez.
Capítulo 3: O (AEE ) Na Deficiência Física.
Capítulo 4: O (AEE) Na Deficiência Visual.
Capítulo 5: O (AEE) Na Deficiência Intelectual.

Bases Psicobiológicas e Estimulação Neurocognitiva
- Bases Psicobiológicas Do Desenvolvimento Humano
Capítulo 1: Desenvolvimento Humano, Cognição E Afetividade.
Capítulo 2: Teorias Do Desenvolvimento: Ambientalistas.
Capítulo 3: Teorias Do Desenvolvimento: Inatistas.
Capítulo 4: Teorias Do Desenvolvimento: Interacionistas.
Capítulo 5: Valor Das Relações Afetivas: A Construção Do Conhecimento.

- Estimulação Neurocognitiva Nas Dificuldades De Aprendizagem
Capítulo 1: Neurociência E Suas Implicações Para O Desenvolvimento Humano.
Capítulo 2: As Funções Executivas E A Aprendizagem.
Capítulo 3: Memória, Atenção E Linguagem.
Capítulo 4: Hora Do Jogo E Atividades Lúdicas.
Capítulo 5: Estimulação Cognitiva No Tratamento De Tdah.

Neurociência e Desenvolvimento e Práticas Corporais
- Neurociência aplicada a Motricidade e Desenvolvimento Humano
Capítulo 1: Conhecimentos Básicos sobre Neurociência.
Capítulo 2: Desvendando a Motricidade.
Capítulo 3: Formação do Conhecimento.
Capítulo 4: Aplicação das neurociências junto ao desenvolvimento intelectual.
Capitulo 5: Conhecendo o outro lado.

- Desenvolvimento e Práticas Corporais
Capítulo 1: O corpo e o indivíduo com TDAH.
Capítulo 2: As atividades físicas e o desenvolvimento motor e social em TDAH.
Capítulo 3: Expressão corporal e artes em TDAH.
Capítulo 4: Psicomotricidade e desenvolvimento em TDAH.
Capítulo 5: Atividades fisioterapêuticas, PICs e TDAH.

Avaliações, Prognósticos e Intervenções
Capítulo 1: Conhecendo o cérebro, compreendendo o processo de aprender: uma breve introdução.
Capítulo 2: Promoção da Aprendizagem no contexto clínico.
Capítulo 3: A contribuição da Psicopedagogia no contexto clinico e escolar.
Capítulo 4: A Neuropsicopedagogia e a compreensão do desenvolvimento humano.
Capítulo 5: Caminhos da ampliação da aprendizagem e do desenvolvimento.

Políticas, Saúde Pública e Qualidade de Vida em TDAH
Capítulo 1: Políticas para a Inclusão de Indivíduos com Necessidades Educativas Especiais.
Capítulo 2: Aspectos de saúde e TDAH (nutrição, suplementação, atendimento clínico).
Capítulo 3: Lazer e qualidade de vida.
Capitulo 4: A política pública de assistência social.
Capítulo 5: Atendimento multidisciplinar em TDAH.

Comportamento e as terapias ocupacionais
Capítulo 1: Comportamento Humano e Social.
Capítulo 2: AVD (Atividades da Vida Diária).
Capítulo 3: AIVD (Atividades Instrumentais da Vida Diária).
Capítulo 4: Aspectos Sensoriais na Terapia Ocupacional.
Capítulo 5: Integração de Comportamento, AVD, AIVD e Aspectos Sensoriais.

Terapias Cognitivo Comportamentais
- Introdução às Terapias Cognitivo Comportamentais
Capítulo 1: Introdução às Terapias Cognitivo-Comportamentais.
Capítulo 2: Fundamentos das Terapias Cognitivo-Comportamentais.
Capítulo 3: Aplicações Clínicas das Terapias Cognitivo-Comportamentais.
Capítulo 4: Técnicas e Estratégias Cognitivo-Comportamentais.
Capítulo 5: Perspectivas Futuras das Terapias Cognitivo-Comportamentais.

- Terapia Cognitiva Comportamental na Infância e Adolescência
Capítulo 1: Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes.
Capítulo 2: A terapia cognitivo-comportamental da infância e adolescência.
Capítulo 3: Áreas de aplicação da TCC na infância e adolescência.
Capítulo 4: TCC e Neuropsicologia.
Capítulo 5: TCC e questões psicossociais.

Competências Socioemocionais
Capítulo 1: Estimulação Psicossocial.
Capítulo 2: Intervenções Baseadas Em Evidências Neurocientíficas.
Capítulo 3: Estruturação De Programas Educacionais Para Desenvolvimento Socioemocional.
Capítulo 4: Colaboração Entre Escola, Família E Profissionais Da Saúde.
Capítulo 5: Autoconsciência, Autogestão, Consciência Social, Habilidades De Relacionamento E Tomada De Decisão Responsável.

Plano Educacional Individualizado em TDAH
Capítulo 1: Noções Introdutórias para a construção do PEI.
Capítulo 2: Desempenho funcional do estudante com TDAH: mediar e registrar.
Capítulo 3: Aprendizagem e as tendências de ensino: recursos, metas e objetivos.
Capítulo 4: Adaptação curricular: tornando o currículo acessível, adaptado, flexível e funcional.
Capítulo 5: Avaliação pedagógica e funcional em TDAH.

Práticas em TDAH
Capítulo 1: Introdução ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Capítulo 2: Estratégias Educativas para Apoiar Alunos com TDAH.
Capítulo 3: Técnicas de Ensino e Intervenção para o TDAH.
Capítulo 4: Colaboração entre Escola, Família e Profissionais da Saúde.
Capítulo 5: Avaliação e Evolução das Práticas Educativas para Alunos com TDAH.

Apresentação

O curso de pós-graduação em TDAH Multidisciplinar foi idealizado para atender à crescente demanda por profissionais capacitados para lidar de forma integrada e eficaz com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, uma das condições neurocomportamentais mais presentes na infância e que pode persistir até a vida adulta. Com uma abordagem que articula teoria e prática, o curso oferece uma formação sólida em áreas como neurociência, psicobiologia, estimulação neurocognitiva, comportamento, educação especializada e políticas públicas. Entre as disciplinas, destacam-se os estudos sobre competências socioemocionais, terapias cognitivas comportamentais, práticas corporais, elaboração de prognósticos e intervenções, além da construção e aplicação do Plano Educacional Individualizado (PEI) para TDAH.

Essa especialização prepara o profissional para atuar em contextos educacionais, clínicos, sociais e de saúde pública, valorizando a prática interdisciplinar e o diálogo entre diferentes saberes. O mercado de trabalho demanda cada vez mais profissionais qualificados para compreender a complexidade do TDAH e oferecer intervenções personalizadas, promovendo inclusão, autonomia e qualidade de vida. Com isso, o curso oferece uma formação que amplia as oportunidades profissionais e contribui diretamente para a melhoria do atendimento e do suporte a indivíduos com TDAH e suas famílias.

Objetivo e público

OBJETIVO GERAL

Capacitar profissionais de diferentes áreas para a atuação qualificada, ética e interdisciplinar no diagnóstico, manejo, intervenção e acompanhamento de pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), promovendo estratégias neurocognitivas, comportamentais, pedagógicas e socioemocionais, com foco na inclusão, qualidade de vida e desenvolvimento integral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender os fundamentos psicobiológicos, neurocientíficos e comportamentais do TDAH, reconhecendo suas manifestações cognitivas, motoras, emocionais e sociais, para a elaboração de intervenções eficazes.

- Analisar os transtornos de aprendizagem associados ao TDAH, aplicando práticas pedagógicas e estratégias de Atendimento Educacional Especializado (AEE), respeitando as necessidades individuais de cada sujeito.

- Elaborar, aplicar e acompanhar planos educacionais individualizados (PEI) para estudantes com TDAH, considerando os aspectos neurocognitivos, emocionais e comportamentais no contexto escolar.

- Integrar técnicas de estimulação neurocognitiva, práticas corporais e terapias cognitivo-comportamentais como estratégias complementares para o desenvolvimento da atenção, autorregulação, memória e habilidades sociais.

- Promover a atuação multidisciplinar entre escola, família, saúde e comunidade, fundamentada em políticas públicas de inclusão, qualidade de vida e saúde mental, visando o desenvolvimento pleno e a inserção social de pessoas com TDAH.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da Educação, Pedagogia, Psicologia, Neuropsicologia, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Educadores e Orientadores com atuação na Educação Especial, profissionais da saúde e educação em geral, e demais profissionais que tenham interesse no assunto.

18X de R$ 92,76

  • InícioImediato
  • ModalidadeOn-line
  • Carga horária500 horas
  • Duração Mínima6 meses
  • Duração Máxima12 meses

Procurando cursos online de extensão e pós-graduação? Conheça o Brasil Sem Distância, portal da Faculdade NOVOESTE em Campo Grande – MS, referência em Educação a Distância reconhecida pelo MEC. O Brasil Sem Distância oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Pós-graduação Lato Sensu 100% online, válidos em todo o Brasil. São mais de 500 cursos de Extensão em áreas como Educação, Direito, Saúde, Gestão, Tecnologia, Psicologia e muito mais. Também são mais de 150 opções de Pós-graduação Lato Sensu em diversas áreas do conhecimento. O Brasil Sem Distância da Faculdade NOVOESTE é a escolha certa para quem busca qualidade, flexibilidade e reconhecimento na educação a distância em todo o Brasil.