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Transtornos da Aprendizagem: Desenvolvimento, Relações Sociais e Intervenções

Transtornos da Aprendizagem: Desenvolvimento, Relações Sociais e Intervenções

Transtornos da Aprendizagem: Desenvolvimento, Relações Sociais e Intervenções

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Matriz curricular

Anatomia Humana e implicações na aprendizagem
Capítulo 1: Bases da Neuroanatomia e da Neuroquímica relacionadas ao processo de aprendizagem.
Capítulo 2: Funcionamento dos Sentidos biológicos versus Percepção e Aprendizagem.
Capítulo 3: Neurociência.
Capítulo 4: Fatores que interferem na aprendizagem.
Capítulo 5: Aprendizagem frente aos transtornos.

Neurociência aplicado a Motricidade e Desenvolvimento Humano
Capítulo 1: Conhecimentos Básicos sobre Neurociência.
Capítulo 2: Desvendando a Motricidade.
Capítulo 3: Formação do Conhecimento.
Capítulo 4: Aplicação da neurociências junto ao desenvolvimento intelectual.
Capitulo 5: Conhecendo o outro lado.

Bases psicobiológicas do desenvolvimento humano
Capítulo 1: Desenvolvimento humano, cognição e afetividade.
Capítulo 2: Teorias do desenvolvimento: ambientalistas.
Capítulo 3: Teorias do desenvolvimento: inatistas.
Capítulo 4: Teorias do desenvolvimento: interacionistas.
Capítulo 5: Valor das relações afetivas: a construção do conhecimento.

Neurociências e a Formação da Aprendizagem em AH/SD
Capítulo 1: Neurofisiologia das Altas Habilidades / Superdotação.
Capítulo 2: Superdotados - o funcionamento do cérebro.
Capítulo 3: Testes que identificam superdotados.
Capítulo 4: Mudanças observadas em superdotados.
Capítulo 5: Como avaliar as características de comportamento de alunos com altas habilidades/superdotação?

Teoria das Inteligências Múltiplas
Capítulo 1: Capital humano: o valor da inteligência.
Capítulo 2: Teoria das múltiplas inteligências.
Capítulo 3: Identificação e encaminhamento de alunos com indicadores de altas habilidades e superdotação.
Capítulo 4: Testes de inteligência e sua relação com a escola.
Capítulo 5: A criança com altas habilidades/superdotação na escola: propostas de inclusão.

Procedimentos de Intervenção na Linguagem e Comunicação em TEA
Capítulo 1: Conceitos e aspectos da intervenção na linguagem e comunicação em TEA.
Capítulo 2: Equivalência de estímulos na análise do comportamento.
Capítulo 3: Matching-to-sample no ensino de relações condicionais.
Capítulo 4: Comunicação ampliada alternativa.
Capítulo 5: Comportamento verbal e desenvolvimento social.

Práticas Interventivas Naturalísticas
Capítulo 1: A criança autista e a interação com o ambiente.
Capítulo 2: Práticas Interventivas Naturalísticas.
Capítulo 3: O ensino Naturalístico.
Capítulo 4: Cenário das interações sociais e estímulos naturais.
Capítulo 5: As estratégias de ensino e o ensino das habilidades.

Relações familiares e aprendizagem
Capítulo 1: Família: visão histórica e social contextualizada.
Capítulo 2: A Comunicação no Contexto Relacional familiar.
Capítulo 3: A Família e a relação com escola.
Capítulo 4: Problemas de Aprendizagem e suas relações familiares.
Capítulo 5: A família, a escola: intervenção psicopedagógica e encaminhamentos.

Estimulação neurocognitiva nas dificuldades de aprendizagem
Capítulo 1: Neurociência e suas implicações para o desenvolvimento humano.
Capítulo 2: As funções executivas e a aprendizagem.
Capítulo 3: Memória, atenção e linguagem.
Capítulo 4: Hora do jogo e atividades lúdicas.
Capítulo 5: Estimulação cognitiva no tratamento de TDAH.

Dificuldades de Aprendizagem
Capítulo 1: As fases históricas e as correntes epistemológicas das dificuldades de aprendizagem.
Capítulo 2: Identificação e avaliação das Dificuldades de Aprendizagem.
Capítulo 3: Taxonomia da aprendizagem: o processo de pensar e aprender.
Capítulo 4: A Psiconeurologia e sua relevância para as dificuldades de aprendizagem.
Capítulo 5: A importância de abordar a inibição intelectual, dificuldades de aprendizagem e violência doméstica.

Habilidades Cognitivas e Aprendizagem
Capítulo 1: Conceitos e Objetivos das Habilidades Cognitivas e Aprendizagem.
Capítulo 2: Funções Executivas.
Capítulo 3: Quais são as Principais Habilidades Cognitivas.
Capítulo 4: O Desenvolvimento Humano e as Habilidades Cognitivas.
Capítulo 5: Aplicabilidades da Metacognição.

Apresentação

A pós-graduação Lato Sensu em Transtornos da Aprendizagem: Desenvolvimento, Relações Sociais e Intervenções oferece uma formação diferenciada e atualizada para profissionais que desejam se especializar no diagnóstico e intervenção em dificuldades de aprendizagem. Com uma abordagem baseada nas neurociências e nas mais recentes teorias do desenvolvimento humano, o curso capacita seus alunos a identificar e tratar transtornos como o TEA, integrando práticas interventivas focadas no desenvolvimento cognitivo, motor e social. Além disso, as disciplinas abordam o impacto das relações familiares no processo de aprendizagem, preparando os profissionais para oferecer suporte completo e eficaz tanto no ambiente escolar quanto no familiar.

Voltado para profissionais da educação, saúde e áreas correlatas, o curso oferece um diferencial competitivo em um mercado que valoriza especialistas capazes de lidar com as complexidades dos transtornos de aprendizagem. Com um currículo focado nas demandas atuais, você aprenderá a aplicar intervenções inovadoras e práticas naturalísticas, assegurando um desenvolvimento integral e inclusivo dos alunos. Invista na sua carreira e esteja à frente das tendências educacionais e terapêuticas, garantindo um papel estratégico no apoio ao aprendizado e ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais de crianças e adolescentes.

Objetivo e público

OBJETIVO GERAL

Capacitar profissionais para identificar, compreender e intervir nos transtornos de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento cognitivo e social dos indivíduos, por meio de abordagens neurocientíficas e práticas interventivas baseadas nas relações familiares e educacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Proporcionar conhecimentos sobre as bases neurobiológicas e psicobiológicas do desenvolvimento humano e suas implicações no processo de aprendizagem, com foco na motricidade e no desenvolvimento cognitivo.

- Capacitar os alunos para identificar dificuldades de aprendizagem e transtornos relacionados, como o TEA, utilizando abordagens práticas e científicas para o desenvolvimento de intervenções eficazes.

- Desenvolver competências para aplicar a Teoria das Inteligências Múltiplas em contextos educacionais e clínicos, auxiliando no reconhecimento e valorização das diferentes formas de aprendizagem.

- Preparar os profissionais para atuar na mediação das relações familiares, compreendendo como os vínculos familiares impactam no processo de aprendizagem e no desenvolvimento social das crianças.

- Promover a aplicação de procedimentos de intervenção em linguagem e comunicação, com foco em práticas naturalísticas, para melhorar o desenvolvimento cognitivo e social em crianças com transtornos do

neurodesenvolvimento.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da Educação, Psicologia, Neuropsicologia, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Educadores e Orientadores com atuação na Educação Especial, profissionais da saúde em geral, e demais profissionais que tenham interesse no assunto.

18X de R$ 92,76

  • InícioImediato
  • ModalidadeOn-line
  • Carga horária420 horas
  • Duração Mínima6 meses
  • Duração Máxima12 meses
  • Certificado MECLink

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